Formigamento das mão quando esta pedalando


O formigamento na mão é um sintoma muito comum entre os praticantes de ciclismo. O formigamento ou parestesia nas mãos é causado por uma compressão dos nervos (plexo braquial) tem uma origem na região do pescoço e segue até a mão. Os nervos tem a função de transmitir a informação de dor, calor, frio, textura, contração dos músculos, entre outras funções. Quando se tem uma compressão da inervação na sua origem (pescoço) ou no seu trajeto até a mão a pessoa sente os sintomas na mão que é a região onde faz a sua função (e não no ombro que nesse caso seria outro nervo). No ciclismo muito casos do formigamento pode ser o excesso de pressão na mão, isso pode ocorrer devido uma mesa estar curta, selim negativo (ponta dele para baixo) onde o ciclista escorrega jogando todo o peso na mão ou posicionamento dos manetes no caso de speed e manopla no caso do MTB.

Ah, sim, também pode ser uma fraqueza da musculatura do tronco do ciclista que pode estar descarregando um excesso de peso sobre as mãos, dai o fortalecimento é essencial.


Caso você esteja com o formigamento na mão, tente olhar o seu selim, mesa, guidão e manopla (nessa ordem), provavelmente vai encontrar algo alterado. Comece a fazer exercícios de fortalecimento do tronco e braços para dar mais estabilidade em cima da bike.

8 visualizações0 comentário